ANÁLISE DA LEI MUNICIPAL Nº 12.213 DE 23/06/2015: AS LACUNAS DA INCLUSÃO BILINGUE DOS ALUNOS SURDOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19082
Agências de fomento

Palavras-chave:

Surdo, bilinguismo português/libras, lei municipal Nº 12. 213.

Resumo

Neste trabalho, uma pesquisa bibliográfica e documental, objetiva-se analisar a Lei Municipal nº 12.213/2015, que trata do Plano Municipal de Educação, baseado no Plano Nacional de Educação (2015 -2025) da cidade de Ponta Grossa. A inclusão do aluno surdo no contexto educacional brasileiro enfrenta falta de conhecimento em relação ao bilinguismo, visto que esse modelo não se refere a um bilinguismo qualquer, simplesmente definido por lei. A prática se refere a uma proposta e um plano de ação, que inclui políticas linguísticas e respeito aos direitos humanos e linguísticos (SKUTNABB-KANGAS, 1994),considerando o contexto bilíngue da criança surda (QUADROS, 2006). Em relação aos resultados, conclui-se que as práticas bimodais e o desconhecimento da cultura surda são um desafio para que essa política se concretize.

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Recebido em 05-05-2018 e aceito em 14-08-2018.

 

 


Biografia do Autor

Evelin Seluchiniak NUNES, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda do programa de pós graduação em Linguagem, Identidade e Ensino da UEPG. Professora surda especialista em educação especial com ênfase em Libras, pedagoga formada pela UEPG. Professora na rede municipal de ensino desde 2010.

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

NUNES, E. S.; FRAGA, L. ANÁLISE DA LEI MUNICIPAL Nº 12.213 DE 23/06/2015: AS LACUNAS DA INCLUSÃO BILINGUE DOS ALUNOS SURDOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 99–105, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19082. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19082. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate