ENTRE O ENSINO MÉDIO REGULAR E O ENSINO MÉDIO DA EJA: UMA ANÁLISE DA LEI Nº. 13.415/2017

Autores

  • Juliana Bicalho de Carvalho BARRIOS Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Pedagogia pela UEL.
  • Sandra Regina de Oliveira GARCIA Universidade Estadual de Londrina
  • Eliane Cleide da Silva CZERNISZ Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19386
Agências de fomento

Palavras-chave:

Política educacional, ensino médio, educação de jovens e adultos.

Resumo

O texto discute o ensino médio na modalidade EJA. Tem como ponto de partida a reforma que institui o novo ensino médio. Desenvolvido com base em discussão bibliográfica, análise de legislação e documentos, busca responder ao questionamento: para que escola e estudantes a reforma é proposta? A análise é importante pelo fato de que a reforma em curso pode comprometer toda uma história de luta pela formação de cidadãos brasileiros que têm direito à educação pública e de qualidade. Como resultados desta análise, destacamos o retrocesso advindo da reforma na proposição de uma formação minimalista para o ensino médio na modalidade EJA.

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Recebido em 23-04-2018 e aceito em 09-08-2018.

 

Biografia do Autor

Juliana Bicalho de Carvalho BARRIOS, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Pedagogia pela UEL.

Mestre em Educação pela UEL. Graduada em Pedagogia pela UEL. Professora da Educação Superior.

Sandra Regina de Oliveira GARCIA, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação.

Eliane Cleide da Silva CZERNISZ, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação.

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

BARRIOS, J. B. de C.; GARCIA, S. R. de O.; CZERNISZ, E. C. da S. ENTRE O ENSINO MÉDIO REGULAR E O ENSINO MÉDIO DA EJA: UMA ANÁLISE DA LEI Nº. 13.415/2017. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 49–59, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19386. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19386. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate