TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LIBRAS: ONDE ESTÃO OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS?

Autores

  • Alan Ricardo COSTA Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i35.21387
Agências de fomento

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos. Libras. Material didático.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o de averiguar a presença (ou a ausência) de Recursos Educacionais Abertos (REAs) para o ensino e a aprendizagem de Língua Brasileiras de Sinais (Libras) em repositórios virtuais e em projetos no viés da Educação Aberta e do compartilhamento de materiais didáticos no Brasil. Com base no suporte teórico sobre produção colaborativa e compartilhamento de REAs (SANTOS, 2013; OKADA, 2014; COSTA, 2016), foram realizadas pesquisas exploratórias, de viés qualitativo, em 14 websites (repositórios ou websites de cursos online). Os resultados indicam a presença de poucos REAs para o ensino e a aprendizagem de Libras.

 

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Recebido em 21-12-2018

Aceito em 22-04-2019

Biografia do Autor

Alan Ricardo COSTA, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), nível de doutoramento, com bolsa CAPES.

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

COSTA, A. R. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LIBRAS: ONDE ESTÃO OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS?. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 35, p. 97–108, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i35.21387. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21387. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Gêneros digitais e o ensino