OBJETOS DIGITAIS DE APRENDÊNCIA ENQUANTO GÊNERO DO DISCURSO

Autores

  • Julia Cristina GRANETTO-MOREIRA Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i35.21438
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gêneros do discurso. Objetos Digitais de Aprendência. Tecnologia de Comunicação Digital.

Resumo

A Tecnologia de Comunicação Digital vem se inserindo de forma crescente no cotidiano escolar, com isso, surge a necessidade de discutir sobre os materiais didáticos digitais que estão sendo elaborados, selecionados e apresentados aos estudantes, chamados neste trabalho de Objetos Digitais de Aprendência. Frente a isso, o intuito principal deste artigo é refletir sobre os Objetos Digitais de Aprendência procurando considerá-los como gênero do discurso. Apresentando o conceito, a função, os aspectos e características importantes no momento de elaborar ou selecionar um Objeto digital. As bases teóricas deste estudo fundamentam-se à luz da teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin e outros autores que discutem sobre os Objetos Digitais de Aprendência e do momento da Cibercultura que estamos vivenciando.

 

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Recebido em 27-12-2018.

Aceito em 26-03-2019.

Biografia do Autor

Julia Cristina GRANETTO-MOREIRA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professora de Língua Espanhola e Linguagens digitais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

GRANETTO-MOREIRA, J. C. OBJETOS DIGITAIS DE APRENDÊNCIA ENQUANTO GÊNERO DO DISCURSO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 35, p. 79–86, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i35.21438. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21438. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Gêneros digitais e o ensino