INSCRIÇÕES DO CORPO FEMININO EM CONTOS DE MARINA COLASANTI

Autores

  • Victória Lopes PACHECO Universidade Federal de Goiás/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
  • Flávio Pereira CAMARGO Universidade Federal de Goiás/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i36.22314
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Literatura de autoria feminina, Marina Colasanti, Corpo feminino, Sexualidade.

Resumo

Este trabalho tenciona investigar como ocorre a representação das personagens femininas em três contos selecionados do livro O leopardo é um animal delicado (1998), da escritora Marina Colasanti. Para alcançar o objetivo proposto, fez-se um estudo de cunho bibliográfico, cuja análise tem como foco as protagonistas femininas dos contos “Menina de vermelho a caminho da lua”, “O leopardo é um animal delicado” e “Amor e morte na página dezessete”, levando em consideração o fato de terem sido criadas por uma escritora mulher – ou mulher escritora. Desse modo, a leitura de tais textos, pretendendo analisar os pontos que dizem respeito à inscrição do corpo feminino, guia-se pelo dualismo natureza/cultura e por estudos teórico-críticos que investigam questões relacionadas a gênero. Para tanto, partiremos, principalmente, dos pressupostos teórico-críticos de Elaine Showalter (1978), Lúcia Osana Zolin (2010), Rita Terezinha Schmidt (2016) e Peggy Sharpe (1997).

REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Ludmilla Santos. Metaficção, misoginia, linguagem feminina em "Menina de vermelho a caminho da Lua". In: BORGES, Kelio Junior Santana (Org.). Traços de Essencialidades. Goiânia: Kelps, 2015. p. 99-127.

BONNICI, Thomas. Teoria e crítica literária feminista: conceitos e tendências. Maringá: Eduem, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. 5a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

COLASANTI, Marina. O leopardo é um animal delicado. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

_____. Por que nos perguntam se existimos. In: SHARPE, Peggy (Org.). Entre resistir e identificar-se: para uma teoria da prática da narrativa brasileira de autoria feminina. Florianópolis: Editora Mulheres; Goiânia: Editora da UFG, 1997. p. 33-42.

_____. A nova mulher. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1980.

_____. Mulher daqui pra frente. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1981.

COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio. Trad. Marina Colasanti. Rio de Janeiro: Companhia das Letrinhas, 2002.

DALCASTAGNÈ, Regina. Imagens da mulher na narrativa brasileira. In: O Eixo e a Roda, v. 15, p. 127-135, 2007.

OLIVEIRA, Alexandra Almeida de; FRANCA, Vanessa Gomes. A condição feminina e os intertextos presentes em O leopardo é um animal delicado, de Marina Colasanti. In: CAMARGO, Flávio Pereira; CARDOSO, João Batista (Org.). Percursos da narrativa brasileira contemporânea: coletânea de ensaios. João Pessoa: Realize Editora, 2009. p. 11-33.

SCHMIDT, Rita Terezinha. Para além do dualismo natureza/cultura: ficções do corpo feminino. In: RODRIGUES, Carla; BORGES, Luciana; RAMOS, Tânia Regina Oliveira (Org.). Problemas de Gênero. Rio de Janeiro: Funarte, 2016. p. 343-368.

SHARPE, Peggy. Imagens e poder: construindo a obra de Marina Colasanti. In: ___ (Org.). Entre resistir e identificar-se: para uma teoria da prática da narrativa brasileira de autoria feminina. Florianópolis: Editora Mulheres; Goiânia: Editora da UFG, 1997. p. 43-55.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. O leopardo é um animal delicado: entre o trivial e o insólito. In: BORGES, Kelio Junior Santana (Org.). Traços de Essencialidades. Goiânia: Kelps, 2015. p. 171-192.

ZOLIN, Lúcia Osana. Questões de gênero e de representação na contemporaneidade. In: Letras (UFSM), v. 41, 2010, p. 183-196.

ENVIADO EM 07-05-19 | ACEITO EM 21-08-19

Biografia do Autor

Victória Lopes PACHECO, Universidade Federal de Goiás/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística

É Mestranda em Letras e Linguística (área de Estudos Literários) no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, onde desenvolve pesquisa sobre a condição feminina em narrativas de Marina Colasanti, com bolsa CAPES.

Flávio Pereira CAMARGO, Universidade Federal de Goiás/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística

Professor adjunto de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Suas pesquisas se concentram em estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa metaficcional, literatura e estudos de gênero (gender), literatura e homoerotismo, literatura e experiência urbana, representação e autorrepresentação de grupos marginalizados na literatura. Organizou vários livros sobre literatura brasileira contemporânea e sobre literatura e homoerotismo, além de ter inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea" (CNPq/UFG) e membro do GT "Homocultura e Linguagens", vinculado à ANPOLL.

Downloads

Publicado

11-10-2019

Como Citar

PACHECO, V. L.; CAMARGO, F. P. INSCRIÇÕES DO CORPO FEMININO EM CONTOS DE MARINA COLASANTI. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 36, p. 90 100, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i36.22314. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/22314. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Vozes femininas na contemporaneidade