VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO: CONCEITOS E (IM)POSSIBILIDADES

Autores

  • Viviane de Andrade SOARES-SENA Universidade Federal de Ouro Preto
  • Soelis Teixeira do Prado MENDES

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23699
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Capes

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Prática de ensino. Variação linguística. Alfabetização-letramento. Consciência fonológica.

Resumo

Por meio deste artigo pretendemos discutir achados da pesquisa intitulada “Esta língua vareia: uma análise da variação linguística no ensino de língua portuguesa em Mariana, MG” (Soares-Sena, 2018), a partir da qual e sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista Laboviana (2008 [1972]) apresentamos uma análise a respeito do tratamento dado à variação linguística nos ensinos Fundamental II e Médio. Assim, visando desenvolver ainda mais o tema em questão, acrescentamos a esta discussão algumas reflexões acerca da variação linguística no processo de alfabetização-letramento de crianças; conhecimento que nos foi possibilitado trazer a este estudo a partir da realização da disciplina “LIG948 - STV em Linguística Aplicada: Da aquisição da fala à apropriação da escrita pela criança” do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Dessa maneira, evidenciaremos resultados da pesquisa empírica e refletiremos, ainda, sobre o processo de alfabetização no Ensino Fundamental I (anos iniciais – 1º ao 5º ano). Isso para que possamos discutir conceitos e (im)possibilidades ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica como um todo. Os resultados nos mostram que poderemos compreender que, embora existam grandes estudos com foco em um ensino-aprendizagem diverso, criativo, dinâmico, efetivo e significativo com tendências à erradicação do analfabetismo no Brasil (Soares, 2002, 2018; Faraco, 1992, 2008, 2016; Bortoni-Ricardo, 2005; dentre outros), ainda há muitas lacunas no nosso ensino. Da alfabetização ao ensino médio, existe um caminho extenso a ser percorrido para se alcançar a educação de qualidade.

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Recebido em 03-12-2019 | Aceito em 20-02-2020

 

Biografia do Autor

Viviane de Andrade SOARES-SENA, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Letras: Estudos da Linguagem (Universidade Federal de Ouro Preto)

 

Soelis Teixeira do Prado MENDES

Doutora em Linguística; Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

SOARES-SENA, V. de A.; MENDES, S. T. do P. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO: CONCEITOS E (IM)POSSIBILIDADES. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 37, p. 84–99, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i37.23699. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23699. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temas Livres e Representações sociais, linguísticas e identitárias