FELICIDADE CLANDESTINA NA FANFIC: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.24756
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Palavras-chave:

Formação do leitor, Leitura literária, Gêneros, Conto, Fanfiction.

Resumo

Considerando que o trabalho com o texto literário em sala de aula continua sendo um dos grandes desafios do professor de Língua Portuguesa e a escassez de propostas de abordagem capazes de reunir práticas pedagógicas e eventos sociais que envolvam a interação entre o leitor, texto literário e autor, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, voltada para alunos de oitavo e nono ano do ensino fundamental. Este trabalho objetiva promover o letramento literário e a instrumentalização do leitor. Para tanto, idealizamos uma abordagem a ser aplicada em formato de oficina, dividida a partir das etapas descritas por Micheletti (2000) e revistas por CORSI (2015), aliadas aos pilares do dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN, 1997): conteúdo temático, estrutura composicional e estilo, partindo do contexto de produção no qual o texto encontra-se inserido. A partir desta visão, esta oficina apresenta as seguintes etapas: motivação/sensibilização, antecipação, leitura/análise e interpretação.  Espera-se com isso, desenvolver a criticidade do aluno/leitor e ampliar a sua compreensão por meio da produção de uma fanfiction, gênero que promove a criatividade do leitor através da reescrita e corresponde aos interesses do público alvo a quem este trabalho se destina.

Recebido em: 30-04-2020

Revisões requeridas em: 05-06-2020

Aceito em: 07-06-2020

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Biografia do Autor

Margarida da Silveira CORSI, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada da Universidades Estadual de Maringá, possuo doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (2007); Pós-doutorado em Letras pela UNIOESTE/Université LYON2. Desenvolvo pesquisas na área de Letras, com ênfase em literatura, literatura e cinema, literatura e outras linguagens, e ensino de literatura.

Greice Aparecida FACIOLI DE BITENCOURT, Secretaria Estadual de Educação do Paraná/ Universidade Estadual de Maringá.

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Paraná(2005). Atualmente é Professora do Colégio Estadual 29 de Novembro - Ensino Fundamental e Médio. Curso Mestrado pelo Metrado profissional em ProfLetras-UEM/UFRN sob orientação da professora doutora Claudia Valéria Doná Hila.  

Solange Aparecida BOREGGIO, Secretaria Estadual de Educação do Paraná/ Universidade Estadual de Maringá.

Possui graduação em Letras - Inglês pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí(2002) e especialização em Intertextualidade nas Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí(2003). Atualmente é Professora do Colégio Estadual Maria Carmella Neves de Souza. Curso Mestrado pelo Metrado profissional em ProfLetras-UEM/UFRN sob orientação da professora doutora Luciana Di Raimo.  

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

CORSI, M. da S.; BITENCOURT, G. A. F. D.; BOREGGIO, S. A. FELICIDADE CLANDESTINA NA FANFIC: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 39, p. 91–103, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i39.24756. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/24756. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino