O DIRECIONAMENTO DADO AO GÊNERO TEXTUAL CARTA DO LEITOR NO LIVRO DIDÁTICO

Maria Anunciada Nery Rodrigues

Resumo


O livro didático tem sido objeto de inúmeras investigações de pesquisadores brasileiros enfocando vários aspectos a cerca do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa na escola. Recentemente, diversos estudiosos preocupados com o uso e a qualidade do livro didático, procuraram analisar questões que vão desde a seleção dos gêneros textuais até o tratamento que é dado a estes. Neste artigo, aderindo a essa tendência, apresentamos uma discussão a cerca dos gêneros discursivos baseada nas contribuições teóricas de Bakhtin e uma análise das atividades de produção do gênero carta do leitor em dois livros didáticos do Ensino Médio.

Palavras-chave


livro didático; gêneros textuais; carta do leitor.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Revista Trama

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN 1981-4674 

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon 

Colegiado do Curso de Letras

Rua Pernambuco, 1777

Marechal Cândido Rondon - Paraná

Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

| trama.unioeste@gmail.com |