VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DILEMAS E CAMINHOS

Autores

  • Valeria Caimi Marquardt
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Variação Linguística

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas reflexões a respeito dos processos fonológicos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental, considerando, principalmente os encaminhamentos dados nas aulas de língua portuguesa. A sala de aula não é uma ilha, pois é o ponto de encontro de inúmeras as variantes linguísticas que convivem, se entrecruzam, se aproximam e se distanciam condicionadas por aspectos culturais, históricos e econômicos. Apesar disso, a variação linguística não tem sido abordada nas aulas de língua materna de forma apropriada, com embasamento teórico consistente por parte do professor. Apesar dos avanços e contribuições dos estudos Linguísticos no Brasil, principalmente da Sociolinguística, as aulas de língua materna, em inúmeras situações, parecem estagnadas no tempo. Para discutir e refletir sobre como são tratados os aspectos da variação linguística nas aulas de língua portuguesa, serão expostos, classificados e analisados fenômenos de variação linguística presentes em produções de textos escritos produzidos por alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.

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Publicado

14-08-2015

Como Citar

MARQUARDT, V. C. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DILEMAS E CAMINHOS. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, p. e11557, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11557. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM