O PENSAMENTO CRÍTICO CRIATIVO OSWALDIANO EM "O HOMEM E O CAVALO"

Autores

  • Wallisson Rodrigo Leites
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Oswald de Andrade, "O homem e o cavalo", Carnavalização, Sátira Menipeia, Paródia

Resumo

O teatro oswaldiano é parodístico e elaborado na perspectiva da proposta antropofágica, que busca, a partir da assimilação e da deglutição de uma cultura do passado, fazer com que o homem se reconheça em seu tempo de modo a poder pensar o futuro. Deste modo, pode-se afirmar que a contribuição de Oswald não se restringe à inovação estética, pois também as “revoluções sociais, políticas e filosóficas” (CURY, 2003, p. 26), estetizadas em sua obra, levam o homem a repensar a sua cultura na perspectiva da formação de uma identidade nacional. Pretende-se, a partir do presente texto, verificar, por meio da alegoria, da carnavalização, da paródia e da sátira menipeia, como Oswald descreve antropofagicamente a sociedade na peça O homem e o cavalo (1934), peça que, em conjunto com A morta (1937) e O rei da vela (1937), pertencente à trilogia da devoração do teatro oswaldiano.

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Publicado

14-08-2015

Como Citar

LEITES, W. R. O PENSAMENTO CRÍTICO CRIATIVO OSWALDIANO EM "O HOMEM E O CAVALO". Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, p. e11835, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11835. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

CULTURA