O Pagador de Promessas e Madame Satã: fotografia fílmica e o espectador

Autores

Agências de fomento
Faculdade de Artes do Paraná (FAP), CNPq

Palavras-chave:

Fotografia fílmica, Narrativa cinematográfica, O pagador de promessas, Madame Satã.

Resumo

Em um filme, cabe a direção de fotografia a responsabilidade de materializar as ideias de um roteiro em imagens, a partir do conceito estético definido pela direção fílmica. A escolha da iluminação, dos planos, da angulação e do movimento da câmera objetivam tanto a construção do discurso fílmico quanto a compreensão deste por parte do espectador. Contudo, aquém das questões técnicas, é necessário também levar em conta há a participação desse espectador como parte da construção dos sentidos fílmicos de acordo com seus próprios conhecimentos. Buscando elucidar como detalhes da fotografia agregam informações a obra, além de referência bibliográficas sobre o tema, são analisados brevemente os filmes O pagador de promessas e Madame Satã à partir de um contato mais superficial e comparando como o conhecimento da autora sobre fotografia interfere em sua interpretação sobre as escolhas de câmera e luz permitindo que ela participe mais “ativamente” da narrativa. As reflexões acerca das diferentes camadas de informações que podem estar contidas em um plano de um filme e como o leitor pode inferir em conteúdo mais abstratos dependendo de seu próprio entendimento sobre as escolhas técnicas do que aparece em quadro, ressaltam a importância de se saber ler uma imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoelle Fuzaro Gullo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

Estudante de audiovisual pela FAP/UNESPAR e bolsista PIC/CNPq

Salete Paulina Machado Sirino, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

Doutora em Letras – Linguagem e Sociedade – pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Docente da UNESPAR/FAP. Integra o Grupo de Pesquisa Cinema & Educação, Coordenando a Linha de Pesquisa Cinema Brasileiro: da criação à exibição

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

GULLO, M. F.; SIRINO, S. P. M. O Pagador de Promessas e Madame Satã: fotografia fílmica e o espectador. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e22124, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22124. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA