O Pagador de Promessas e Madame Satã: fotografia fílmica e o espectador
Palavras-chave:
Fotografia fílmica, Narrativa cinematográfica, O pagador de promessas, Madame Satã.Resumo
Em um filme, cabe a direção de fotografia a responsabilidade de materializar as ideias de um roteiro em imagens, a partir do conceito estético definido pela direção fílmica. A escolha da iluminação, dos planos, da angulação e do movimento da câmera objetivam tanto a construção do discurso fílmico quanto a compreensão deste por parte do espectador. Contudo, aquém das questões técnicas, é necessário também levar em conta há a participação desse espectador como parte da construção dos sentidos fílmicos de acordo com seus próprios conhecimentos. Buscando elucidar como detalhes da fotografia agregam informações a obra, além de referência bibliográficas sobre o tema, são analisados brevemente os filmes O pagador de promessas e Madame Satã à partir de um contato mais superficial e comparando como o conhecimento da autora sobre fotografia interfere em sua interpretação sobre as escolhas de câmera e luz permitindo que ela participe mais “ativamente” da narrativa. As reflexões acerca das diferentes camadas de informações que podem estar contidas em um plano de um filme e como o leitor pode inferir em conteúdo mais abstratos dependendo de seu próprio entendimento sobre as escolhas técnicas do que aparece em quadro, ressaltam a importância de se saber ler uma imagem.
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