Narrativas autobiográficas de uma mulher negra: identidades sociais de raça e gênero

Autores

Agências de fomento
CAPES, DAAD.

Palavras-chave:

Narrativas autobiográficas, Identidades sociais de raça e gênero, Mulher negra.

Resumo

O presente texto se debruça sobre o tema das identidades raciais e de gênero constituídas nos cotidianos da vida de uma estudante e professora, durante o curso de doutorado em educação, a partir do contato com vastos materiais acadêmicos relacionados às questões étnico-raciais. O objetivo do artigo é apresentar narrativas autobiográficas de uma mulher negra, que é professora-pesquisadora, com foco na construção de sua identidade racial. A base teórica que deu sustentação às reflexões foram as vozes de várias mulheres negras, cito aqui bell hooks, Grada Kilomba e Sueli Carneiro. Outra importante presença é a da literatura de Conceição Evaristo, que nos convida a traçar a arte de escrevivência de narrativas autobiográficas que carregam sentimentos, gestos, afetos, amizades, tensões, conflitos, negociações, os quais compõem as lembranças das experiências de vida da autora. Além dos textos de Paulo Freire com ênfase na escritura de cartas, importante procedimento pedagógico que tornou possível a elaboração de narrativas autobiográficas como forma de promover o processo de constituição da identidade racial da autora do artigo. A metodologia empregada foi a pesquisa narrativa, valendo-se do gênero carta como exercício de narrar-se, aqui utilizado com valor pedagógico e metodológico, não pressupondo, necessariamente, o envio aos destinatários.  Como resultados alcançados, com a escrita das narrativas autobiográficas me reconectei com certas memórias, acontecimentos, experiências passados, erguendo minha voz no processo de autocrescimento e autorrecuperação, possibilitando a desmontagem das estruturas de dominação, e, reinventando modos outros de ser e viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Teixeira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Univerdade de Sorocaba com bolsa CAPES. Professora substituta  do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha com a disciplina de "Educação das relações étnico-raciais para as licenciaturas e "Didática" para o curso de Pedagogia.

Referências

CARNEIRO, Sueli. Raça, estrutura e classe no Brasil. Entrevista concedida a Bianca Santana. Revista Cult, São Paulo, 9 de maio de 2017.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio da escola: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6. ed., 2: reimp. São Paulo: Contexto, 2015.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016a.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016b.

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017a.

EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Pallas, 2017b.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Pallas, 2017c.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017d.

HOOKS, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Trad. Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

RAMOS, Teixeira Andreia. Mulheres no congo do Espírito Santo: práticas de re-existência ecologista com os cotidianos escolares. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, São Paulo.

REIGOTA, Marcos. Aspectos teóricos e políticos das narrativas: ensaio pautado em um projeto transnacional. In: CORDEIRO, R. KIND, L. (Org). Narrativas, gênero e política. Curitiba: CRV, 2016. p. 49-66.

OCUPAÇÃO ABDIAS NASCIMENTO. Itaú cultural. Catálogo. São Paulo. 2006.

Downloads

Publicado

26-12-2019

Como Citar

RAMOS, A. T. Narrativas autobiográficas de uma mulher negra: identidades sociais de raça e gênero. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. e23554, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23554. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA EM LIVROS DIDÁTICOS E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICA