O Slam como representação de literatura marginal e manifestação cultural na escola

Autores

  • Izandra Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz https://orcid.org/0000-0002-6063-3753
  • Bruna Souza Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.24819
Agências de fomento

Palavras-chave:

Slam, Escolarização, Poesia, Literatura Marginal.

Resumo

Em seus pouco mais de 30 anos de existência, o slam tem se apresentado como uma prática de poesia extremamente democrática, um local aberto às mais variadas manifestações culturais e palco para aqueles que buscam se expressar livremente. Essa prática iniciou em grandes centros urbanos e mantêm-se em meio a praças e parques, de forma muitas vezes marginalizada, logo, nem sempre é possível que essas experiências sejam transformadas em dados estatísticos e números. Devido a seu caráter multifacetado e fluído, a maior parte desses registros se encontram através de narrativas dos participantes ou gravação das performances. Assim sendo, nos atemos a uma análise bibliográfica do pouco, mas proveitoso, material documentado a respeito do tema. É a partir desses materiais que nos propomos a conceituar e discutir esse gênero discursivo/poético/textual, a dissertar sobre a relação entre a leitura escolarizada e o afastamento juvenil dessa área e propor caminhos para que o slam ocorra dentro das escolas, de forma a possibilitar que jovens encontrem nessa prática um espaço de protagonismo, de (re)descobertas e expressão da própria subjetividade, valendo-se de temáticas próprias do slam ou criando suas próprias temáticas, sejam pelas demandas apontadas a partir da própria realidade ou demandas externas, através da escrita, oralidade e performance.

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Biografia do Autor

Izandra Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz

Professora Doutora do Curso de Letras Português/Inglês, do IFRS campus Feliz

Bruna Souza, Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Aluna da Pós-graduação em Gestãoe Escolar do IFRS, campus Feliz

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

ALVES, I.; SOUZA, B. O Slam como representação de literatura marginal e manifestação cultural na escola. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. e24819, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i2.24819. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/24819. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] À MARGEM: RESISTÊNCIAS E REEXISTÊNCIAS NA LITERATURA BRASILEIRA