Literatura e escola: outras centralidades no universo da formação do leitor literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i3.25517
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Palavras-chave:

Escola básica, Texto literário, Outras centralidades.

Resumo

Não é possível mensurar o valor da literatura para o ser humano, ela o humaniza, ela o liberta, ela é, por assim dizer, um convite à autonomia. A literatura melhora o homem e o faz sonhar com um mundo melhor. É possível acessá-la em variados ambientes, mas a escola é o local onde, muitas vezes, acontece o encontro efetivo com o texto literário. No entanto, a educação literária vem enfrentando obstáculos para que de fato aconteça na escola básica, pois algumas experiências configuram-se como atividades entediantes e distantes do contexto de vida do estudante. Nessa perspectiva, o presente artigo traz considerações sobre as condições da leitura do texto literário, ressaltando a importância de trazer para esse espaço obras literárias produzidas em “outras centralidades” , como possibilidade dialógica de riqueza ímpar para os jovens leitores contemporâneos. Trata-se de estudo bibliográfico pautado em Alves (2013), Candido (1995), Cosson (2018), Coutinho (2014), Dalcastagnè (2012), Dalvi (2013), Jouve (2012), Nascimento (2006), Oliveira (2011), Porto (2012), Rouxel (2013), Vaz (2011), dentre outros autores que contribuíram para a discussão proposta. Como resultado, ratifica-se o potencial formativo da literatura, ressaltando que a educação básica deve privilegiar abordagens literárias múltiplas, a fim de contemplar leituras e obras produzidas nos diversos centros produtores de saberes. 

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Biografia do Autor

Emanuelle da Silva Evangelista, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possuo graduação em Licenciatura em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). Especialista em Neuropsicologia pelo IBIPEX (2006). Especialista em Língua Espanhola pela UEFS (2008). Especialista em EAD: tutoria, metodologia e aprendizagem (2010) pela EADCON. Especialista em Mídias na Educação pela UESB (2013) e Mestra em Letras (Profletras/2020). Possuo experiência como Tutora Presencial e à Distância pela UNEB e UFRB através da UAB/MEC. Atualmente, sou professora da Prefeitura Municipal de Ipirá e do Estado da Bahia.

Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009) e doutorado em LETRAS - Teoria da literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCH V; Professora permanente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS e coordenadora do mesmo Programa (PROFLETRAS/UNEB/CAMPUS V). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem, letramentos, leitura e ensino, literatura contemporânea.

 

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

EVANGELISTA, E. da S.; COUTINHO, I. V. B. F. Literatura e escola: outras centralidades no universo da formação do leitor literário. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 3, p. e25517, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i3.25517. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/25517. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LITERÁRIA