INTERVENÇÃO EM PROCESSOS GRUPAIS E A QUESTÃO DA

Autores

  • Salete Peters
  • Fernando César Paulino-Pereira
  • Sandra Regina Soares

Palavras-chave:

Processo grupal, Identidade, Jovens e adolescentes.

Resumo

A escolha do tema "identidade" vinculado e lido a partir do processo grupal,

surgiu do contato e observação de um agrupamento de adolescentes e jovens que se

encontravam diariamente na praça para vivências espontâneas. Decorre deste fato uma

inquietação e provocação e a necessidade de uma aproximação maior para compreender o

modo de organização grupal dos mesmos, e, captar desse jeito o "ser grupo", as condições

que possibilitam a emergência da identidade num processo contínuo e dinâmico. A

inserção e participação no grupo se fizeram necessárias e orientaram a pesquisa ação. Foi

utilizado o diário de campo como instrumento de coleta de dados, as categorias sartreanas

para análise do movimento grupal e a teoria da identidade para análise da movimentação

dos sujeitos nos campos afetivo, valorativo e operativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

PETERS, S.; PAULINO-PEREIRA, F. C.; SOARES, S. R. INTERVENÇÃO EM PROCESSOS GRUPAIS E A QUESTÃO DA. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2785, 2007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2785. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO