O MACHINIMA E ARTE NA ERA DIGITAL

Autores

  • Maíra Gregolin

Palavras-chave:

Machinima, Jogo eletrônico, Cinema, Narrativas digitais.

Resumo

 

Este artigo propõe investigar um novo tipo de mídia digital: o Machinima. Do inglês machine e animation, Machinima é, conceitualmente, tanto um filme feito a partir de jogo eletrônico, quanto um processo de produção. Ainda, pode ser pensado como um novo produto, que nasce dos sistemas híbridos e complexos, propiciam novas poéticas e convergem para a estética da interatividade, incorporação e imersão, palavras-chave que tornam visível a articulação dos sujeitos com as linguagens maquínicas. Tendo como base discursos que analisam o aparecimento de novos produtos culturais que afetam em todos os sentidos a sociabilidade contemporânea, este trabalho parte dos seguintes questionamentos: a) em termos de produção, como se dá a relação entre o Machinima e os gêneros que estão na sua base (jogo eletrônico / filme)?; b) quais os efeitos da hibridização de gêneros e de técnicas na arquitetura do Machinima? c) quais deslocamentos a tecnologia digital do Machinima provoca na produção fílmica?

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

GREGOLIN, M. O MACHINIMA E ARTE NA ERA DIGITAL. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2863, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2863. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO