NAS ENTRELINHAS: LENDO CRITICAMENTE UM TEXTBOOK

Autores

  • Raquel Bevilaqua

Palavras-chave:

Língua Estrangeira, Textbook, Leitura Crítica

Resumo

 

Na sociedade pós-moderna, informação e comunicação têm sido os agentes preponderantes para a mudança de paradigmas sociais. rapidez e fluidez de idéias e conhecimentos ditam os moldes que a sociedade tem assumido na era digital. Falar inglês tornou-se imprescindível para aqueles que desejam o conhecimento, entendido como uma forma de poder agir na sociedade. A escola, em meio a tantas mudanças, tem repensado sua concepção de educação e de conhecimento. Mais especificamente no ensino da língua inglesa, o que se tem buscado fazer é formar um aluno cuja competência comunicativa lhe proporcione a possibilidade de comunicar-se, abrangendo as quatro habilidades, quais sejam, ler, escrever, ouvir e falar. Entendemos que ler e interpretar o mundo à sua volta tem relação direta com a construção de sentido, compreendido como uma complexa rede de representações acerca da realidade. Daí a importância de se formar um aluno que, além de ser capaz de produzir e entender enunciados da língua inglesa, seja capaz, principalmente, de participar ativamente da construção, avaliação e negociações de concepções de mundo por meio de sua interação crítica com o texto. No cefet, temos pretendido desenvolver, no ensino médio, um trabalho que instigue o espírito crítico do aluno, auxiliando-o em suas buscas e orientando-o na interpretação dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2008

Como Citar

BEVILAQUA, R. NAS ENTRELINHAS: LENDO CRITICAMENTE UM TEXTBOOK. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2914, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2914. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO