A PRÁTICA DA LEITURA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ângela Francine Fuza
Agências de fomento

Palavras-chave:

Leitura, Procedimentos, Ensino Fundamental.

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura, propostas a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental. Assim, foi analisada uma amostra representativa de uma das práticas de leitura da 3ª série de uma escola particular de Maringá-PR, observando-se: o material didático, as aulas do professor e o texto trabalhado em sala. Os resultados demonstram que, embora haja uma pré-disposição para um trabalho interativo, com base na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem de leitura, o que se observa é que a leitura foi trabalhada artificialmente, não possibilitando sua internalização, uma vez que os estudantes discutiram a respeito do assunto e leram o texto com a finalidade de responder as questões de interpretação oral presentes no livro didático. Dessa forma, constata-se que, de modo geral, as aulas se caracterizaram por um ensino e uma aprendizagem da leitura para a escola, ainda com perspectivas tradicionais, apesar da proposta do ensino ser enunciativa.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

FRANCINE FUZA, Ângela. A PRÁTICA DA LEITURA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2927, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2927. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM