UMA VISÃO DISCENTE SOBRE OS FATORES CAUSADORES DE INENFICIÊNCIA DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO E PRIVADO EM MINAS GERAIS APONTA, ENTRE OUTROS, A NECESSIDADE DE MAIOR ÉTICA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Aurelia Emilia de Paula Fernandes
  • Tatiana Diello Borges
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de língua inglesa, Ensino Fundamental, Práticas pedagógicas, Formação de professor.

Resumo

 

Este trabalho apresenta uma pesquisa conduzida no Colégio de Aplicação (CAP/COLUNI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), cujo objetivo foi investigar a visão dos alunos sobre o ensino da língua inglesa recebido no Ensino Fundamental público e privado entre 2000 e 2003. A amostra de estudo foi de 153 alunos da 1ª série do Ensino Médio. O referencial teórico apoiou-se em estudos sobre formação de professores no campo da Lingüística Aplicada. A coleta de dados foi realizada através de entrevista e questionário. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados demonstraram que o ensino da língua inglesa recebido pela amostra durante o período mencionado acima foi ineficiente. Verificou-se que, segundo os alunos, as causas dessa ineficiência foram as práticas pedagógicas adotadas por seus professores, o perfil e a formação dos docentes, a ausência de hábito de estudo, a necessidade de maior ética interdisciplinar pela comunidade escolar e o mito - só se aprende inglês nos cursinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2008

Como Citar

DE PAULA FERNANDES, A. E.; DIELLO BORGES, T. UMA VISÃO DISCENTE SOBRE OS FATORES CAUSADORES DE INENFICIÊNCIA DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO E PRIVADO EM MINAS GERAIS APONTA, ENTRE OUTROS, A NECESSIDADE DE MAIOR ÉTICA INTERDISCIPLINAR. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3038. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO