A METÁFORA DA “LOUSA MÁGICA” 1 PARA REPENSAR UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Autores

  • Angélica D’Avila Tasquetto
  • Marilda Oliveira de Oliveira

Palavras-chave:

Artes Visuais, Ensino, Experiência docente.

Resumo

Este estudo parte de uma experiência no Ensino das Artes Visuais realizada

num âmbito escolar com alunos de primeiro ano do ensino médio, da Escola Cilon Rosa,

em Santa Maria/ RS. Para algumas reflexões acerca desta experiência, partimos da ótica que

se utiliza da metáfora da “Lousa Mágica”, onde objetiva-se fazer considerações acerca da

experiência vivida como Arte/Educadora. Além disso, o propósito deste trabalho é de

apresentar algumas considerações acerca das trajetórias docentes, objetivando-se colocar

em pauta, as experiências de vida como mediatizadoras na construção do conhecimento da

área de Ensino das Arte Visuais. Considerando-se, que se possa proporcionar aos

educandos acesso aos meios artísticos contemporâneos, destaca-se a memória, a trajetória e

a experiência docente, como meio que possibilite mudanças e transformações na Educação,

em específico, na área de Ensino das Artes Visuais. Entender o processo de atuação do

profissional de Ensino da Arte significa entre outras coisas, reconhecer sua, trajetória e suas

experiências, a fim de possibilitar um entendimento sobre a memória docente e os aspectos

dinamizadores de suas representações enquanto Educadores. Desta forma, as questões das

memórias e trajetórias docentes são importantes na medida em que possibilitam analisar os

meandros das questões educativas e propor uma educação que contemple as diferenças,

inclusive de espaço e tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2009

Como Citar

D’AVILA TASQUETTO, A.; OLIVEIRA DE OLIVEIRA, M. A METÁFORA DA “LOUSA MÁGICA” 1 PARA REPENSAR UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3209. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO