A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM QUESTÃO: ALGUNS DESLOCAMENTOS
Palavras-chave:
Educação Matemática, Subjetividade, Formação de Professores, Deleuze.Resumo
O disposto artigo propõe uma discussão acerca da formação de professores de
matemática. Inicialmente, exponho uma visão humanista, pitagórica e platônica da formação,
como é vista por alguns autores: formação inicial e continuada, e a predominância do método
cartesiano na formação de matemática com o intuito de alcançarem o professor de matemática
ideal. Após, faço uma crítica breve em relação à formação inicial e continuada; sobre a idéia de
Descartes bastante utilizada no espaço acadêmico – responsabilizado pela formação de
licenciados em matemática –; e ponho em debate, com tais autores humanistas, Nietzsche e
Deleuze, onde irei roubar conceitos como devir, Bildung, tornar-se o que se é, entre outros, epinçar linhas de fuga utilizadas por Descartes para temperar essa discussão. E, como novas
aberturas, disponho caminhos alternativos para se pensar o tornar-se educador matemático.O
começo dos meus estudos sobre formação de professores de matemática originou-se do projeto
de pesquisa em iniciação científica Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor dematemática que se iniciou em 2006 com o apoio do CNPq e da FAPEMIG, sob orientação da
Profª Sônia Maria Clareto, e tal estudo é seguido, com outras abordagens, na pós-graduação.
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