A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM QUESTÃO: ALGUNS DESLOCAMENTOS

Autores

  • Bruna Dias de Carvalho

Palavras-chave:

Educação Matemática, Subjetividade, Formação de Professores, Deleuze.

Resumo

O disposto artigo propõe uma discussão acerca da formação de professores de

matemática. Inicialmente, exponho uma visão humanista, pitagórica e platônica da formação,

como é vista por alguns autores: formação inicial e continuada, e a predominância do método

cartesiano na formação de matemática com o intuito de alcançarem o professor de matemática

ideal. Após, faço uma crítica breve em relação à formação inicial e continuada; sobre a idéia de

Descartes bastante utilizada no espaço acadêmico – responsabilizado pela formação de

licenciados em matemática –; e ponho em debate, com tais autores humanistas, Nietzsche e

Deleuze, onde irei roubar conceitos como devir, Bildung, tornar-se o que se é, entre outros, e

pinçar linhas de fuga utilizadas por Descartes para temperar essa discussão. E, como novas

aberturas, disponho caminhos alternativos para se pensar o tornar-se educador matemático.O

começo dos meus estudos sobre formação de professores de matemática originou-se do projeto

de pesquisa em iniciação científica Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de

matemática que se iniciou em 2006 com o apoio do CNPq e da FAPEMIG, sob orientação da

Profª Sônia Maria Clareto, e tal estudo é seguido, com outras abordagens, na pós-graduação.

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

DIAS DE CARVALHO, B. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM QUESTÃO: ALGUNS DESLOCAMENTOS. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3272. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

CULTURA