O DISCURSO CITADO NAS REPORTAGENS TELEJORNALÍSTICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO JORNAL NACIONAL

Autores

  • Letícia Afonso Rosa Garcia

Palavras-chave:

Telejornalismo, Reportagem, Discurso citado, Heterogeneidade, Jornal

Resumo

Desde o seu surgimento, há 37 anos, o Jornal Nacional (Rede Globo) sempre foi

líder de audiência. Tal hegemonia tornou o telejornal referência de informação. Uma reportagem

sobre a compra do dossiê contra políticos tucanos veiculada no JN no dia 15 de setembro de 2006

é o corpus dessa pesquisa que tem como objetivo investigar como se constitui o discurso relatado

no telejornalismo a partir do formato informativo reportagem e identificar as marcas de

heterogeneidade mostrada e marcada que aparecem na mensagem. Para isso, definem-se as duas

ordens de heterogeneidade de acordo com Authier-Revuz e as modalidades de citação, de acordo

com Benites. Apresenta-se também a definição do formato reportagem e dos elementos que a

compõem. Na análise observou-se a grande quantidade de citações tanto no discurso direto

quanto indireto com o objetivo de isenção de responsabilidade e aumento do grau de fidelidade e

autoridade ao discurso citante.

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

AFONSO ROSA GARCIA, L. O DISCURSO CITADO NAS REPORTAGENS TELEJORNALÍSTICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO JORNAL NACIONAL. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3303. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM