O MODELO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO NA PUBLICIDADE DO SABÃO EM PÓ OMO: 1957 E 2007

Autores

  • Marina Aparecida Espinosa Negri
Agências de fomento

Palavras-chave:

Discurso, Objeto-valor, Euforia, Disforia, Paradoxo.

Resumo

Este artigo faz um paralelo entre as linhas de comunicação empregadas na
Publicidade do sabão em pó Omo em duas faixas temporais específicas: os anos 1957 e
2007, para através dele, elaborar o percurso gerativo de sentido de cada uma das emissões.
Considerando-se os contextos em que foram produzidas as campanhas, o desdobramento
do estudo permite duas verificações: a teórica, em relação aos componentes da Análise do
Discurso, conforme descritos no livro Elementos de Análise do Discurso, de José Luiz Fiorin; e
a prática, em relação a certas particularidades sociais dessas épocas, e o conseqüente
alinhamento do manifesto publicitário a cada uma delas.

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Publicado

29-12-2009

Como Citar

NEGRI, M. A. E. O MODELO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO NA PUBLICIDADE DO SABÃO EM PÓ OMO: 1957 E 2007. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3425. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO