LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO: O FOCO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

Autores

  • Solange Maria Alves
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira
  • Leticia de Moura Faitão
  • Tais Regina Signor
  • Ângela Zamonner

Palavras-chave:

Linguagem e brincadeira, Desenvolvimento humano, Educação, Infância.

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural, este texto propõe uma reflexão critica acerca da relação entre o processo de desenvolvimento humano, o papel da linguagem e da ação educativa escolar como elementos de mediação especifica e intencional, voltada ao desenvolvimento de formas tipicamente humanas de pensamento ou, como prefere vigotski, as funções psicológicas superiores. Sob este enfoque, sinaliza para algumas características a serem assumidas pela organização escolar comprometida com a práxis pedagógica para a infância abordando a brincadeira de papéis sociais e o jogo como elementos lingüísticos por excelência e, por isso, portadores de conteúdos sociais e simbólicos fundamentais de serem tomados como ponto de partida para a ação educativa transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-04-2010

Como Citar

ALVES, S. M.; MASCARELLO VIEIRA, M. M.; DE MOURA FAITÃO, L.; SIGNOR, T. R.; ZAMONNER, Ângela. LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO: O FOCO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 1, p. e3615, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3615. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO