A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy
  • Silvia Cristina de Mendonça Lopes Monte

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Tecnologia Computacional, Educação

Resumo

Nos últimos anos, observa-se que alunos dos ensinos Fundamental e Médio apresentam dificuldades na leitura e na escrita. Diante disso, com a presente pesquisa, busca-se contribuir para a melhoria da leitura e da escrita com o uso do computador. O objeto  é  o processo de aprendizagem de 12 alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos, com deficiência na leitura e escrita. O objetivo da investigação refere-se aos avanços no processo da leitura e da escrita, utilizando-se a sala de informática com alunos que apresentavam dificuldades para o desenvolvimento destas atividades. Para tanto, o estudo foi de natureza qualitativa e teve como embasamento as leituras de Valente, Papert, Freire e Emilia Ferreiro. As atividades de produção escrita foram coletadas na sala de informática e, neste processo, eram analisados os avanços e as dificuldades; a partir daí, definidas novas ações e estratégias para o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento metodológico da pesquisa ocorreu em três momentos distintos: uma avaliação inicial, quando os alunos apresentaram uma produção escrita; em seguida, houve uma intervenção, contando com atividades com o uso do computador; e, finalmente, uma avaliação final, na qual os alunos apresentaram uma produção escrita. Os resultados obtidos foram significativos e contribuíram para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita; entretanto, em relação às normas gramaticais e ortográficas, os alunos ainda apresentaram dificuldades. Cabe, portanto, aos educadores desmistificar o uso desta tecnologia e utilizá-la no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos.

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Publicado

30-08-2010

Como Citar

ROSAN CHRISTINO GITAHY, R.; DE MENDONÇA LOPES MONTE, S. C. A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 2, p. e4105, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4105. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO