O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CULTURAL

Autores

  • Leanna Evanesa Rosa
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

cultura, problematização, consciência crítica

Resumo

 

Resumo: O objetivo do presente artigo é investigar a importância da abordagem de questões culturais para o ensino de línguas estrangeiras. Com esse objetivo em mente, tentarei fundamentar minha investigação nos estudos das ciências sociais e das teorias críticas. Para tal, me valerei dos seguintes pressupostos, que estão respectivamente relacionados com as áreas mencionadas anteriormente: 1) as teorias sobre cultura desenvolvidas por Benedict (s.d.), Sahlins (1990), Tylor (1975) e Wolf (2003); 2) as teorias sobre ensino crítico de línguas advindas dos trabalhos de Fairclough (1999, 2001), Freire (2009), Giroux (1997), Moita Lopes (1996) e Pennycook (1998). Tentarei mostrar que é importante que os professores se utilizem de aspectos culturais da língua-alvo para problematizar as relações de poder que estão entranhadas nos discursos importados, para que, assim, os alunos possam aguçar a consciência crítica e aprender com as diferenças.


 

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Publicado

13-12-2011

Como Citar

ROSA, L. E. O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CULTURAL. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5752, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5752. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM