APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO

Autores

  • Daiely Aparecida de Jesus
  • Graziella Ribeiro Soares Moura

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aplicativo computacional, Ensino e aprendizagem.

Resumo

 O avanço da tecnologia impõe à escola questionamentos sobre métodos e ferramentas no processo de aprendizagem dos alunos, de forma que não seja mais possível ignorar essa realidade. Neste contexto, questiona-se: um aplicativo computacional direcionado aos conteúdos matemáticos pode maximizar a aprendizagem e motivar os alunos a aprender? Para buscar respostas este estudo teve como objetivo avaliar a influência que um aplicativo computacional exerce sobre a aprendizagem matemática em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A metodologia teve como técnica a observação sistemática e um formulário de observação estruturado que foi utilizado durante a aplicação dos exercícios. O estudo consistiu da aplicação das atividades matemáticas primeiramente de forma convencional e, posteriormente, por meio do aplicativo computacional. Com os resultados verificou-se que o aplicativo computacional exerceu influência na motivação e interesse nos alunos participantes, como também que as dificuldades apresentadas nas duas etapas estavam  relacionadas a resolução de problemas, tais como: cálculo, raciocínio, lógica e interpretação do enunciado. Após comparar-se a aplicação das duas etapas, concluiu-se que pelo aplicativo o desempenho dos alunos foi maior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

DE JESUS, D. A.; MOURA, G. R. S. APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5794, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5794. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO