<B>SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, DIVERSIDADE E COLETIVO COM O COTIDIANO ESCOLAR<B>

Autores

  • Rafael Marques Gonçalves
  • Graciele Fernandes Ferreira Mattos
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Educação em tempo integral – Pesquisa com o cotidiano – Diversidade – Coletivo escolar – Inclusão Social

Resumo

Como professorespesquisadores do grupo de pesquisa e extensão Tempos na Escola desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Secretaria de Educação, temos buscado refletir as diferentes maneiras pelas quais as escolas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora/MG lidam com a ampliação do tempo de permanência diária dos alunos na instituição escolar, configurando-se como escolas de Educação em Tempo Integral. Neste trabalho optamos por discutir sobre a importância da diversidade e do trabalho coletivo nas/das escolas, com uma problematização das leituras formalistas do cotidiano escolar enquanto um espaçotempo de repetição e mesmice, para reconhecê-lo enquanto um espaçotempo de tessituras de práticas emancipatórias oriundas da constatação de que os saberesfazeres são obras coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2011

Como Citar

GONÇALVES, R. M.; MATTOS, G. F. F. <B>SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, DIVERSIDADE E COLETIVO COM O COTIDIANO ESCOLAR<B>. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5799, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5799. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO