A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM ESCOLAS RURAIS: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Cláucia Honnef
  • Marco Antônio Verardi Fialho

Palavras-chave:

Educação Escolar, População Negra, Remanescentes de Quilombos, Escolas Rurais, Inclusão

Resumo

A população negra brasileira por muito tempo ficou invisível perante leis e diretrizes que garantiam o direito a educação escolar. Essa situação muda após alguns movimentos nacionais e internacionais em prol da igualdade de acesso ao espaço escolar e da valorização da diversidade neste. Esses movimentos influenciam no Brasil um processo de visibilidade e inclusão social da população negra, garantindo a está por lei o acesso a educação escolar e reconhecimento de seu papel na história do país. Porém, observando os índices nacionais de analfabetismo, percebe-se que esse é maior entre pessoas negras que vivem no meio rural e, diante disso, pensa-se que é preciso um olhar mais atencioso para esse espaço e para as populações negras que vivem nele, muitas de comunidades remanescentes de quilombos. Sendo assim, este artigo busca fazer isso e propõem algumas reflexões acerca da educação escolar e da inclusão educacional escolar de crianças e adolescentes remanescentes quilombolas em escolas rurais. Além disso, com base em pesquisa bibliográfica, apresentam-se aqui também alguns apontamentos referentes à consideração e abordagem da cultura negra brasileira, do negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro quilombola nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil. Desse modo, acredita-se necessário atentar a efetivação do disposto nos parâmetros legais sobre a educação da população negra brasileira remanescentes de quilombolas, que vivem no meio rural, pois a garantia de permanência e sucesso escolar dessa população perpassa por isso. 

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Publicado

13-12-2011

Como Citar

HONNEF, C.; VERARDI FIALHO, M. A. A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM ESCOLAS RURAIS: ALGUMAS REFLEXÕES. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5823, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5823. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO