ANÁLISE DO PROCESSO ANAFÓRICO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CASCAVEL-PR

Autores

  • Eviliane Bernardi
  • Aparecida Feola Sella

Palavras-chave:

referenciação, objetos-de-discurso, categorização, argumentação.

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar o processo de referenciação realizado por meio das anáforas correferenciais recategorizadoras e não correferenciais em um corpus constituído por textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Cascavel-PR, e verificar de que maneira o produtor do texto lida com o processo de retomada em suas produções escritas, (re)construindo objetos-de-discurso, os quais permitem verificar juízos de valor e propostas argumentativas do produtor do texto. Pautamo-nos em obras de autores fundamentados na perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem, que consideram a linguagem uma forma de cognição sócio-histórica e de caráter interativo, tais como Mondada e Dubois (2003), Koch (2005), Marcuschi (2007a), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995). Observamos que as expressões referenciais contribuem para elaborar o sentido, indicando pontos de vista, assinalando direções argumentativas, além de atuarem na progressão e coesão textual. No decorrer da pesquisa, verificamos que a seleção dos elementos lexicais presentes nos textos representam formas de conceber não somente o tema proposto em sala de aula mas também de avaliação vinculada a um projeto discursivo dos locutores. Consideramos este estudo importante para o ensino, pois contribui para que o professor desenvolva a competência linguística do aluno para a produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-04-2012

Como Citar

BERNARDI, E.; SELLA, A. F. ANÁLISE DO PROCESSO ANAFÓRICO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CASCAVEL-PR. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6676. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM