PREVALÊNCIA DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS E SUA RELAÇÃO COM A FROTA DE VEÍCULOS

Rodrigo Oliveira da Silva Santos, Ana Paula de Assis Sales, Rosely Almeida de Souza, Andreia Insabralde Queiroz Cardoso

Resumo


Resumo: Os acidentes de trânsito são problema para o setor saúde pelos prejuízos socioeconômicos e pessoais das vitimas. Nos últimos anos o aumento da frota de motocicletas tem interferido no número de acidentes com envolvimento deste veiculo. Objetivo: verificar a prevalência de acidentes com motocicletas entre 2010 e 2013 na cidade de Campo Grande, MS, e associar sua relação com o crescimento da frota de veículos. Metodologia: Estudo transversal com motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito em Campo Grande/MS, de 2010 à 2013. Os dados foram obtidos a partir de estatística do DETRAN/MS; a frota de veículos foi obtida do DENATRAN. Resultados: Automóveis e motocicletas prevaleceram na frequência de acidentes; Motocicletas geraram mais vítimas e óbitos (63%); Sexo masculino predominou (69%), e com maior letalidade (85%); Predomínio da faixa etária de 18 à 29 anos, e condutores com menos de 5 anos de habilitação. Grandes avenidas da região central concentraram os acidentes. Tipo de colisão mais letal foi o Choque. Frota de motocicletas cresceu 34% enquanto a frequência de acidentes envolvendo motocicletas caiu em 2,6%, não mostrando relação estatística (p=0,99). Conclusão: Ficou evidente maior vulnerabilidade do motociclista, apresentando maior vitimização e letalidade. Maior participação do poder público na fiscalização, manutenção de políticas públicas para educação no trânsito, e associação com a política da saúde do homem, foram sugestões para reduzir os acidentes de trânsito.

Palavras-chave


Acidentes de trânsito; Motocicletas; Epidemiologia.

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DOI: https://doi.org/10.48075/vscs.v1i2.12699

Revista Varia Scientia - Ciências da Saúde


e-ISSN 2446-8118

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