IDENTIFICAÇÃO DE Blastocystis hominis, UTILIZANDO DUAS TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS, EM AMOSTRAS COLETADAS EM BAIRROS DA REGIÃO OESTE DE CASCAVEL-PR.

Maiara Helen Mitsue Inaba, Claudia Santos Oliveira, Natasha Megumi Seo, Wei Chih Chiu, Maria das Graças Marciano Hirata Takizawa

Resumo


Blastocystis hominis (B. hominis) é um protozoário parasita intestinal que tem sido investigado como um possível agente causal de sintomas, principalmente dor abdominal e diarreia além da associação com a Síndrome do Intestino Irritável. Para demonstrar a ocorrência do B. hominis, 134 amostras fecais foram coletadas no período de abril a outubro de 2013, nos bairros Santa Cruz e Santo Onofre, do município de Cascavel – Paraná. Cada amostra foi submetida a dois métodos parasitológicos de identificação, ou seja, dividida em duas partes: a primeira parte foi submetida ao método de sedimentação espontânea (Lutz/HPJ) e a segunda foi analisada utilizando-se o método de centrífugo-sedimentação em formol-éter (Ritchie). As análises foram realizadas no Laboratório de Parasitologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foi encontrada uma grande variedade de espécies parasitárias, desde protozoários a helmintos. Dentre estes, a presença de Blastocystis hominis foi especialmente evidente, representando n=24 (8,22%) da média de somatório entre os dois métodos (n=292) tabela 1. A concordância entre os dois métodos não foi unânime: com o método Lutz/HPJ detectou-se 14 resultados positivos para B. hominis (9,46%) enquanto que pela técnica de Ritchie: 10 (6,94%). O porcentual de amostras negativas alcançou n=103 (69,59%) em Ritchie e n=101 (68,23%) em Lutz/HPJ. Esse valor pode ser associado à melhorias das condições sócio-econômicas e sanitárias da população em estudo. A ocorrência é compatível com a demonstrada em outros estudos, ainda que admitida o emprego de outras técnicas de coloração como Gram e May-Grünwald-Giemsa.


Palavras-chave


Blastocystis hominis; prevalência; parasitologia; métodos.

Texto completo:

PDF


Revista Varia Scientia - Ciências da Saúde


e-ISSN 2446-8118

Unioeste
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Universitária, 1619 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110

| revista.vscsaude@unioeste.br |