AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES FUNCIONAIS INSTITUCIONALIZADOS: UMA VISÃO ANTROPOMÉTRICA

Autores

  • Geruza Maria Bevilaqua Nogueira Universidade de Fortaleza
  • Joselito de Oliveira Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Daniele Maria de Oliveira Carlos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i1.16872
Agências de fomento

Palavras-chave:

Idoso, Avaliação nutricional, Antropometria.

Resumo

Objetivo: Realizar avaliação antropométrica em idosos dependentes funcionais institucionalizados. Metodologia: Estudo transversal e descritivo, realizado nos meses de fevereiro e março de 2010. Constituído por 91 idosos dependentes funcionais, de ambos os gêneros, residentes em uma instituição geriátrica de Fortaleza-CE. As variáveis antropométricas utilizadas foram: peso, estatura estimada, índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB), circunferência da panturrilha (CP), prega cutânea tricipital (PCT), circunferência muscular do braço (CMB) e área muscular do braço corrigida (AMBc). Os idosos foram agrupados segundo sexo e/ ou grupo etário. Resultados: Foram apresentados sob a forma de média, desvio-padrão e percentagem. Do total de idosos estudados 54,95% foram do sexo feminino e 45,05% do sexo masculino, a faixa etária entre 80 e 89 anos foi predominante com 38,46%. Em todas as variáveis, o valor médio dos homens foi superior ao das mulheres, exceto para IMC e PCT. Houve prevalência de desnutrição/ risco em quase a totalidade das variáveis: IMC (54,95%), CB (60,44%), CMB (56,04%), AMB (54,94%) e CP (61,54%). Conclusão: A idade mostrou ser fator importante na diminuição das médias das variáveis, o que implica a necessidade de padrões de referência específicos para idosos. Apesar de a população estudada ser de idosos dependentes funcionais, a tendência à diminuição das médias das variáveis antropométricas em relação à idade, segue a mesma de outros estudos com população idosa. Dessa forma, sugere-se que esses valores possam ser usados para auxiliar na avaliação nutricional de idosos dependentes funcionais institucionalizados.

Biografia do Autor

Geruza Maria Bevilaqua Nogueira, Universidade de Fortaleza

Nutricionista do Hospital Regional da Unimed. Graduada do Curso de Ciências da Nutrição da Universidade de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Joselito de Oliveira Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Fisioterapeuta. Doutorando em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará. Docente da Faculdade Mauricio de Nassau, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Daniele Maria de Oliveira Carlos, Universidade de Fortaleza

Nutricionista, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Universidade de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-07-2017

Como Citar

NOGUEIRA, G. M. B.; NETO, J. de O.; CARLOS, D. M. de O. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS DEPENDENTES FUNCIONAIS INSTITUCIONALIZADOS: UMA VISÃO ANTROPOMÉTRICA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 26–38, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i1.16872. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/16872. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais