INFLUÊNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZADO DA ENFERMAGEM

Autores

  • Emilli Karine Marcomini Universidade Paranaense-UNIPAR
  • Elisandra Sangalli Martins Universidade Paranaense-UNIPAR
  • Neusa Viana Lopes Universidade Paranaense-UNIPAR
  • Nanci Verginia Kuster de Paula Universidade Paranaense-UNIPAR
  • Barbara Andreo dos Santos Liberati Universidade Paranaense-UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i2.17687
Agências de fomento

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Simulação.

Resumo

Objetivo: avaliar na literatura estudos que relacionam a importância da simulação realística para a formação de profissionais enfermeiros. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, nas bases de dados Scielo, Lilacs e BDENF. Resultados: A busca no Scielo resultou em 29 (30,85%) artigos; no Lilacs 32 (34,04%); e na BDENF 33 (35,10%), totalizando em 94 estudos. Após, os artigos foram selecionados mediante leitura do título e resumo, totalizando em 10 estudos que compuseram a amostra. Discussão: Buscar excelência no ensino de Enfermagem requer novas abordagens pedagógicas, para que assim, a comunidade acadêmica seja alicerçada em práticas eficazes de aprendizagem agregando conhecimento para toda sua formação. Neste sentido, a simulação é vista como um método efetivo, proporcionando oportunidades de treinamento e ampliando a relação entre teoria e prática. Compreende-se que a simulação realística contempla um método de ensino que institui ao aluno a participação ativa no seu próprio aprendizado, além de, oferecer a oportunidade de rever os erros, reduzindo consequentemente os riscos adversos ao paciente. Conclusão: A realização desta revisão narrativa da literatura permitiu avaliar a importância da simulação realística sobre o ensino e aprendizagem dos acadêmicos e profissionais enfermeiros.

Biografia do Autor

Emilli Karine Marcomini, Universidade Paranaense-UNIPAR

Discente do Curso de Enfermagem - Universidade Paranaense

Elisandra Sangalli Martins, Universidade Paranaense-UNIPAR

Enfermeira Responsável Técnica do Escritório da Qualidade da Universidade Paranaense, campus sede-Umuarama.

Neusa Viana Lopes, Universidade Paranaense-UNIPAR

Enfermeira Responsável Técnica do Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem, Universidade Paranaense, campus sede-Umuarama. 

Nanci Verginia Kuster de Paula, Universidade Paranaense-UNIPAR

Mestre e Docente do Curso de Enfermagem, Universidade Paranaense, campus sede-Umuarama. 

Barbara Andreo dos Santos Liberati, Universidade Paranaense-UNIPAR

Mestre e Docente do Curso de Enfermagem, Universidade Paranaense, campus sede-Umuarama. 

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

MARCOMINI, E. K.; MARTINS, E. S.; LOPES, N. V.; PAULA, N. V. K. de; LIBERATI, B. A. dos S. INFLUÊNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZADO DA ENFERMAGEM. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 233–240, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i2.17687. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/17687. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

II SIMPÓSIO DA QUALIDADE EM SAÚDE E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA