VISÃO DOS DISCENTES QUANTO AO USO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO E AVALIAÇÃO DE MÉTODO ALTERNATIVO

Autores

  • Alexsander Frederick Viana do Lago Faculdade Integral Diferencial - DeVry|Facid
  • Gisele Lopes Cavalcante Farmacêutica. Mestranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.
  • Cristiano Gonçalves Ribeiro Affonso Farmacêutico. Docente do curso de Farmácia da Faculdade Integral Diferencial - DeVry|Facid.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v4i1.19316
Agências de fomento
Faculdade Integral Diferencial - DeVry|Facid

Palavras-chave:

Experimentação Animal, Métodos Alternativos, Visão dos discentes.

Resumo

Objetivo: Esse estudo objetivou analisar a percepção de discentes quando ao uso de animais em aulas práticas de farmacologia e avaliar um método alternativo através da construção de vídeo-aulas dos principais modelos experimentais. Métodos: O presente trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira a construção de vídeo-aulas práticas e a segunda etapa a aplicação de questionário sobre o uso de experimentação com animais. Resultados: Os resultados demonstraram que 67% dos discentes são a favor da utilização de animais como material didático em aulas práticas e 90% dos discentes entrevistados consideraram que o vídeo apresentava com clareza a prática farmacológica, porém apenas 14% consideram que a prática com animais é plenamente substituível. Conclusão: Sendo assim, fica evidente, que a maior parte dos discentes entrevistados é a favor da utilização dos animais, pois, acredita ser a melhor metodologia de qualidade no quesito aprendizagem.

Downloads

Publicado

24-07-2018

Como Citar

LAGO, A. F. V. do; CAVALCANTE, G. L.; AFFONSO, C. G. R. VISÃO DOS DISCENTES QUANTO AO USO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO E AVALIAÇÃO DE MÉTODO ALTERNATIVO. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 94–100, 2018. DOI: 10.48075/vscs.v4i1.19316. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/19316. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais