EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE

Autores

  • Carmem Layana Jadischke Bandeira UFSM
  • Maira Missio UFSM
  • Vanessa Gross UFSM
  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i1.22503
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação em saúde, Criança, Adolescente, Doença crônica, Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de educação em saúde com crianças e adolescentes com necessidades especiais. Método: relato descritivo de experiência sobre atividades de educação em saúde realizadas no primeiro semestre de 2018, com crianças e adolescentes de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais que tiveram suas raízes no lúdico, no brinquedo terapêutico, nas rodas de conversa e dinâmicas. Resultados: Houve adesão das crianças e adolescentes. Os jogos, dinâmicas e atividades lúdicas foram embasadas nas demandas dos participantes, sendo que ao final de cada ação foi realizado um momento de reflexão sobre o significado daquele encontro para o grupo e para os acadêmicos. Conclusão: as práticas de educação em saúde contribuem para a continuidade do cuidado, possibilitando maior autonomia. É necessário dar voz as crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde que muitas vezes são estigmatizadas pela limitação de saúde e não são vistas como ser de possibilidades.

Biografia do Autor

Carmem Layana Jadischke Bandeira, UFSM

Acadêmica do 9º semestre do curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões- RS. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, Campus Palmeira das Missões. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva - UFSM. Tem afinidade pelas áreas de Saúde Coletiva e Saúde do Adulto, clínica e cirúrgica, trabalhando atualmente na temática de Violência Contra a Pessoa com Deficiência Residente em Cenário Rural.

Maira Missio, UFSM

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria.

Vanessa Gross, UFSM

Acadêmica do 9° semestre do curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Integrante do Diretório Acadêmico de Enfermagem (gestão 2018-2019). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF/UFSM). Tem afinidade pela área do cuidado à saúde materno-infantil, saúde da criança e do adolescente, trabalhando atualmente nas temáticas de perfil de crianças e adolescentes atendidos em serviço de emergência por causas externas.

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Coordenadora substituta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM/PM. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas, Bioética. Possui experiência no campo da enfermagem pediátrica, com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM) e do Grupo de pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM). Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2017). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Especialista em Saúde do Adolescente (UnYleYa/2017). Especialista em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal pela (UnYleYa/2017). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2010). Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2008).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

05-08-2019

Como Citar

BANDEIRA, C. L. J.; MISSIO, M.; GROSS, V.; SILVEIRA, A. da. EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 59–65, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i1.22503. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/22503. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência