EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v5i1.22503Palavras-chave:
Educação em saúde, Criança, Adolescente, Doença crônica, EnfermagemResumo
Objetivo: relatar a experiência de educação em saúde com crianças e adolescentes com necessidades especiais. Método: relato descritivo de experiência sobre atividades de educação em saúde realizadas no primeiro semestre de 2018, com crianças e adolescentes de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais que tiveram suas raízes no lúdico, no brinquedo terapêutico, nas rodas de conversa e dinâmicas. Resultados: Houve adesão das crianças e adolescentes. Os jogos, dinâmicas e atividades lúdicas foram embasadas nas demandas dos participantes, sendo que ao final de cada ação foi realizado um momento de reflexão sobre o significado daquele encontro para o grupo e para os acadêmicos. Conclusão: as práticas de educação em saúde contribuem para a continuidade do cuidado, possibilitando maior autonomia. É necessário dar voz as crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde que muitas vezes são estigmatizadas pela limitação de saúde e não são vistas como ser de possibilidades.