PERFIL ELETROCARDIOGRÁFICO DE RATAS ENVELHECIDAS, TRATADAS COM ESTRÓGENO E SUBMETIDAS A DIFERENTES PROGRAMAS DE TREINAMENTO FÍSICO

Autores

  • Carlos Alberto Silva UNIVERSIDADE PAULISTA
  • Bruno Ferreira Gonçalves Silva Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.23019
Agências de fomento

Palavras-chave:

eletrocardiografia, ratas, estrógenos, natação, treinamento de força, glicogênio.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil eletrocardiográfico bem como as reservas glicogênicas de ratas tratadas com a associação do exercício físico a suplementação com estrógeno. Utilizou-se ratas envelhecidas da linhagem Wistar com 1 ano de idade, as quais foram submetidas a dois programas de treinamento, sendo predominantemente aeróbio (natação: sessões de 60 min / 8 semanas / 5 x semana) e predominantemente anaeróbio (treinamento de força progressivo de alta intensidade: 8 semanas / 3 x semana). Foram avaliados a frequência cardíaca bem como o eletrocardiograma (ECG) considerando os intervalos QRS, QTc e PR. Os dados foram comparados através do teste de normalidade de Shapiro-Wilk seguido pelo teste de Tukey, (p<0,05). Os resultados mostram que, em todas as condições, o estrógeno trouxe benefícios reduzindo a sobrecarga cardíaca representado por menor frequência cardíaca e na velocidade de propagação das ondas do ECG. As reservas glicogênicas ventriculares bem como a relação peso cardíaco/peso corporal também apresentaram melhora no conteúdo ventricular na presença do estrógeno, por sua vez, a relação peso cardíaco/peso corporal também foi expressivamente maior nesta condição. Os dados mostram a importância da suplementação com estrógeno em associação com o exercício físico crônico, nos ajustes metabólicos e orgânicos funcionais do músculo cardíaco, advindos do processo de envelhecimento.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Silva, UNIVERSIDADE PAULISTA

DEPARTMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Bruno Ferreira Gonçalves Silva, Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Paulista

Departamento de Medicina Veterinária

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

SILVA, C. A.; SILVA, B. F. G. PERFIL ELETROCARDIOGRÁFICO DE RATAS ENVELHECIDAS, TRATADAS COM ESTRÓGENO E SUBMETIDAS A DIFERENTES PROGRAMAS DE TREINAMENTO FÍSICO. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 84–92, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i2.23019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/23019. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais