PERFIL DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM PUERICULTURA E NO PROGRAMA SAÚDE DO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.23801
Agências de fomento

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidado da criança, Crescimento e desenvolvimento, Promoção da saúde.

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever o perfil das crianças bem como dos atendimentos em consulta de puericultura e de saúde do escolar realizada pelo enfermeiro. Pesquisa descritiva e exploratória, a partir de dados secundários, utilizando formulário de registro de consultas referentes ao ano de 2017, da disciplina de enfermagem em Puericultura, Criança e Adolescente Sadios, do curso de Enfermagem da Unioeste, campus de Cascavel, Paraná, a partir de matriz de coleta de dados elaborada para o estudo. Os dados foram analidados com estatística descritiva. As crianças avaliadas na puericultura tiveram média de peso, estatura e perímetro cefálico adequado para idade; a amamentação exclusiva, se manteve até o quarto mês de vida da criança. Na avaliação de pré-escolares e escolares, o índice de massa corpórea variou entre 14 kg/m2 e 17kg/m2; a acuidade visual média foi 0,7 pelo teste de Snellen; a pressão arterial foi mais elevada nos adolescentes de 13 a 15 anos de idade; a alimentação inadequada foi o diagnóstico de enfermagem mais frequente. O estudo demonstrou que as consultas do Enfermeiro abrangeram ações de avaliação e educação em saúde, com repercussão na promoção da saúde e prevenção de agravos às crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Carla Regina Marques Lounay, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Graduada em Enfermagem.

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Ciências. Pós-doutorado Atenção Primária. Docente Área Saúde do Neonato, da Criança e do Adolescentee do Programa de Pós-Graduação Biociências e Saúde.

Cláudia Silveira Viera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública. Pós-doutorado em Neonatologia. Docente Área Saúde do Neonato, da Criança e do Adolescentee do Programa de Pós-Graduação Biociências e Saúde.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

LOUNAY, C. R. M.; TOSO, B. R. G. de O.; VIERA, C. S. PERFIL DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM PUERICULTURA E NO PROGRAMA SAÚDE DO ESCOLAR. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 161–173, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i2.23801. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/23801. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais