ALIMENTAÇÃO E ANTROPOMETRIA DE ESCOLARES PRÉ-ADOLESCENTES: SUBSÍDIOS PARA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i1.25035
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Antropometria, Saúde do adolescente, Nutrição do adolescente, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Conhecer hábitos de alimentação usual de pré-adolescentes e sua avaliação antropométrica, com vistas a subsidiar as ações de prevenção da obesidade aos enfermeiros da atenção primária. Método: Pesquisa descritiva e exploratória, cuja coleta de dados ocorreu com pré-adolescentes de duas escolas de município do Oeste do Paraná, em 2017 e 2018, por meio de instrumento contendo hábitos de consumo, recordatório alimentar 24h e dados antropométricos, analisados por estatística descritiva. Resultados: Predominou o sexo masculino (55,1%), na faixa etária de 10 anos (74,3%). Na antropometria, 56,9% foram eutróficos, embora 22,4% apresentassem sobrepeso e 20,7% obesidade. A média de refeições diárias foi quatro e o grupo de carboidratos foi ingerido por 100% dos adolescentes, seguida de açúcares com 86%, com variação dos demais grupos alimentares de acordo com a faixa etária. Conclusão: O excesso de peso foi expressivo, e dos grupos alimentares consumidos pelos escolares predominou carboidratos e açúcares. Assim, introduzir a alimentação saudável na adolescência nos dias de hoje é necessário. O ambiente escolar é local propício para que o enfermeiro desenvolva educação em saúde, pois o estímulo contínuo e precoce relacionado a boa alimentação possibilita a diminuição no desenvolvimento de doenças crônicas.

Biografia do Autor

Mediury Moara Pissaia de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira graduada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Ciências. Pós-doutorado Atenção Primária. Docente Área Saúde do Neonato, da Criança e do Adolescente.

Gicelle Galvan Machineski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, doutora em Enfermagem, Unioeste, docente do programa de Pós-Graduação Biociências e Saúde, campus Cascavel.

Cláudia Silveira Viera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

doutora em Enfermagem em Saúde Pública, Unioeste, docente do programa de Pós-Graduação Biociências e Saúde, campus Cascavel,Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Sabrina Grassiolli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

doutora em Ciências Biológicas, Unioeste, docente do programa de Pós-Graduação Biociências e Saúde, campus Cascavel

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

LIMA, M. M. P. de; TOSO, B. R. G. de O.; MACHINESKI, G. G.; VIERA, C. S.; GRASSIOLLI, S. ALIMENTAÇÃO E ANTROPOMETRIA DE ESCOLARES PRÉ-ADOLESCENTES: SUBSÍDIOS PARA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 18–27, 2020. DOI: 10.48075/vscs.v6i1.25035. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/25035. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais