A INFLUÊNCIA DO TABAGISMO SOBRE A MECÂNICA RESPIRATÓRIA DE ADULTOS JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i1.25329
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tabagismo, Mecânica respiratória, Fisioterapia.

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos do tabagismo sobre a mecânica respiratória em adultos jovens. Métodos: esse estudo é delineado como pesquisa de campo, de abordagem quantitativa, descritiva e de natureza comparativa. A amostra do estudo foi composta por 18 participantes, escolhidos de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Para coleta de dados, utilizou-se uma ficha de avaliação elaborada pelos pesquisadores, um manovacuômetro analógico para mensurar a força dos músculos respiratórios por meio da PImax e da PEmax e um Peak- Flow para medir o pico de fluxo expiratório. Resultados: a maioria dos participantes (n=12) 66,7% eram do gênero masculino e (n=6) 33,3% do gênero feminino. Dos (n=10) 55,6% tabagistas (n=6) 60% haviam iniciado fumo antes dos 18 anos. Segundo a escala de dependência de nicotina 30% do grupo apresentou grau elevado (n=3). Houve diferença estatisticamente significativa entre média de altura entre jovens com nível 1 em relação aqueles com nível 2 de dependência de nicotina (1,76 versus 1,67; p=0,01). Conclusão: O hábito apresenta efeitos deletérios, desenvolvendo uma dependência química e alterando a mecânica respiratória de adultos jovens.

Biografia do Autor

Letícia Sousa Silva, Centro Universitário UniFacid, Teresina, PI, Brasil.

Fisioterapeuta e Pós-graduanda em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva - Teresina, PI, Brasil.

David Halen Araújo Pinheiro, Universidade do Vale do Paraíba - São José dos Campos, SP, Brasil.

Mestrando em Engenharia Biomédica pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba - São José dos Campos, SP, Brasil.

Daniele Naiara Araujo Pinheiro, Centro Universitário UniFacid, Teresina, PI, Brasil.

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UniFacid, Teresina, PI, Brasil.

Ana Flávia Machado de Carvalho, Centro Universitário UniFacid, Teresina, PI, Brasil.

Doutora em Engenharia Biomédica pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba e Docente do Centro Universitário UniFacid, Teresina, PI, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-07-2020

Como Citar

SILVA, L. S.; PINHEIRO, D. H. A.; PINHEIRO, D. N. A.; CARVALHO, A. F. M. de. A INFLUÊNCIA DO TABAGISMO SOBRE A MECÂNICA RESPIRATÓRIA DE ADULTOS JOVENS. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 28–36, 2020. DOI: 10.48075/vscs.v6i1.25329. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/25329. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais