CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA EM HORTALIÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26537
Agências de fomento

Palavras-chave:

Hortaliças, Contaminação, Parasitas

Resumo

Atualmente os indivíduos buscam alimentos saudáveis não só para evitar doenças crônicas ou outras enfermidades, mas também por uma questão estética, pois é observado que muitas pessoas valorizam a beleza e o corpo através de um cuidado nutricional. No entanto, o cuidado com a higienização de alimentos consumidos in natura deve ter uma atenção especial, tanto no preparo doméstico, quanto na aquisição de produtos minimamente processados. Objetivos: Analisar a prevalência de parasitas nas hortaliças selecionadas como a alface, coentro, cenoura e tomate consumido no Brasil e no mundo por meio de revisão sistemática. Métodos: Foi realizada uma pesquisa em base de dados como Pubmed, Science direct, Scielo, Lilacs e mecanismos de busca como Bireme e Google acadêmico utilizando combinações de palavras-chaves: “Parasites”, “vegetables” Vegetables and season”, “Marketed vegetables”, “Markets”, “contamination”, and “Prevalence of parasites in vegetables”. Foram pesquisados artigos científicos publicados nos anos de janeiro de 2010 a junho de 2020. Resultados: A hortaliça que mais apresentou contaminação foi a alface (28,98%), sendo que o parasita mais prevalente foi o helminto Strongyloides stercoralis (42,84%), Ascaris lumbricoides (38,82%), Ancilostomídeos (19,68%) e o protozoário Entamoeba coli (13,12%), a metodologia mais aplicada foi a sedimentação espontânea. Conclusão: Parasitas considerados relevantes para a saúde humana foram encontrados com frequência em diversos estudos em todo o mundo. É necessário que tanto os manipuladores como a população tenham conscientização sobre a correta higienização dos alimentos consumidos in natura, assim como os meios de profilaxia contra as doenças parasitárias intestinais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreira de Lima, Universidade Paulista

Biomédica graduada pela Universidade Paulista - UNIP, Campinas-SP

Jacqueline Fátima Martins de Almeida, Universidade Paulista

Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, trabalhou na investigação da associação dos herpesvírus e câncer de tireoide, atualmente trabalha como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genética Molecular do Câncer na investigação do Epstein-Barr Virus no câncer de tireoide. É professora titular da Universidade Paulista (UNIP), lecionando principalmente as disciplinas de microbiologia e biologia molecular.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

LIMA, A. C. F. de; ALMEIDA, J. F. M. de. CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA EM HORTALIÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 165–176, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v6i2.26537. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26537. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisões de Literatura