AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: UMA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE MÚLTIPLOS CRITÉRIOS DE APOIO À DECISÃO

Autores

  • Hieronim Napierala

Palavras-chave:

avaliação do desempenho, apoio à decisão, multicritéria - MCDA

Resumo

Diferentes perspectivas e a falta de padrões uniformes de avaliação de desempenho justificam o presente artigo, no qual objetiva-se descrever a metodologia Multi-Criteria Decision Aid (MCDA) aplicada à avaliação dos docentes do Centro Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon, PR.  A MCDA propicia que: se organize a complexidade do problema; inclua considerações subjetivas; sintetize informações e uniformize julgamentos. A MCDA é uma metodologia que considera todos os seus julgamentos simultaneamente, avaliando-os de uma forma conjunta e mostra qual é a importância relativa de cada critério. A MCDA, se aplicada à avaliação de desempenho dos docentes, demonstra quais foram os critérios implícitos à avaliação, indicando as ações para a plena utilização do potencial humano.

Downloads

Publicado

25-11-2009

Como Citar

NAPIERALA, H. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: UMA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE MÚLTIPLOS CRITÉRIOS DE APOIO À DECISÃO. Varia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 81–93, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/1115. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios