Aplicação do Software Lindo para escolha de fornecedora de brita para base do pavimento entre as cidades de Toledo/PR e Cascavel/PR

Autores

  • Claudia Regina Hezel
  • Mario Antonio Faraco

Palavras-chave:

Pesquisa operacional, Pavimentos rodoviários, Base de pavimentos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como a programação linear (PL), em conjunto com o programa LINDO, podem ser empregados na área da engenharia rodoviária como ferramentas de apoio à tomada de decisões que visem à otimização dos processos. O artigo foi estruturado de forma a apresentar conceitos de pavimento, de Pesquisa Operacional e de PL como um modelo de apoio à decisão. A seguir, é demonstrada a utilização da ferramenta computacional do programa LINDO para solução dos problemas que envolvam a minimização dos custos. O estudo feito tem como base a teoria de que é possível construir modelos eficazes que possibilitem auxiliar na tomada de decisão, através de restrições e condições que reproduzam a realidade da empresa – no caso deste estudo, trata-se da escolha de pedreiras para fornecimento de brita para a pista de rolamento entre a cidade de Cascavel e Toledo/PR. Como conclusão, verificou-se que, dependendo do lote, poderia ser utilizada uma ou outra empresa para fornecimento do material, sendo que esta escolha poderia ser diferente se houvesse restrição de contratação de apenas uma empresa. As principais contribuições deste artigo estão ligadas ao uso adequado deste recurso computacional.

Downloads

Publicado

28-08-2007

Como Citar

HEZEL, C. R.; FARACO, M. A. Aplicação do Software Lindo para escolha de fornecedora de brita para base do pavimento entre as cidades de Toledo/PR e Cascavel/PR. Varia Scientia, [S. l.], v. 5, n. 10, p. p. 47–58, 2007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/194. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios