O INGRESSO NA GRADUAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE: COMO OCORRE ESSA RELAÇÃO?

Autores

  • Ana Luiza de Quadros
  • Beatriz Portugal Gonçalves Motta
  • Fabiola Cristina Aquino Silva
  • Keila Lopes Hoehne
  • Lucas Kemp de Oliveira
  • Silvanio Aparecido Saldanha
  • Simone Dias Pedrosa
  • Wellington Gonçalves Barcelos

Palavras-chave:

ensino superior, autonomia, dificuldades dos estudantes

Resumo

Com o objetivo de analisarem-se as vivências do estudante rec
ém-ingressado no curso de Química da UFMG, no que concerne à parte
pedagógica, foi desenvolvido o presente trabalho. Um instrumento de coleta
de dados foi entregue a 82 estudantes dos diversos semestres letivos e baseados
na análise dos dados coletados. Foi registrado que a maioria dos
estudantes é impactada por novas vivências e que o desenvolvimento da
autonomia tende a ser um processo mais coercitivo do que democrático.

Downloads

Publicado

28-08-2009

Como Citar

QUADROS, A. L. de; MOTTA, B. P. G.; SILVA, F. C. A.; HOEHNE, K. L.; OLIVEIRA, L. K. de; SALDANHA, S. A.; PEDROSA, S. D.; BARCELOS, W. G. O INGRESSO NA GRADUAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE: COMO OCORRE ESSA RELAÇÃO?. Varia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 95–109, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2191. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios