Estudos de equilíbrio, espectroscópicos e térmicos para caracterização do complexo formado entre o aspartame e o íon Cu(II)

Autores

  • Neiva Deliberali Rosso
  • Regina Cristina A. de Lima
  • Célia Regina Carubeli
  • Egon Schnitzer

Palavras-chave:

Constantes, Complexos de Cobre(II), Aspartame.

Resumo

 Estudos de equilíbrio, usando a titulação potenciométrica, do ligante N-L-a-aspartil-L-fenilalanina metil ester (aspartame) foram realizados com o objetivo de determinar as constantes de protonação do aspartame e as constantes de complexação com o íon Cu(II). Estes estudos foram conduzidos sob condições de força iônica constante, m = 0,100 mol dm-3 (KCl), em solução aquosa e a temperatura constante, 25 ± 0,1oC. A partir dos estudos de equilíbrio sintetizou-se o complexo, espécie ML2. Análises espectroscópicas e térmicas foram realizadas para verificar a interação e a estequiometria do complexo cobre(II)-aspartame. As constantes de estabilidade e os resultados das análises espectroscópicas e térmicas são relatados e discutidos.

Downloads

Publicado

28-08-2007

Como Citar

ROSSO, N. D.; LIMA, R. C. A. de; CARUBELI, C. R.; SCHNITZER, E. Estudos de equilíbrio, espectroscópicos e térmicos para caracterização do complexo formado entre o aspartame e o íon Cu(II). Varia Scientia, [S. l.], v. 5, n. 10, p. p. 123–136, 2007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/251. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios