Fontes de financiamento das necessidades líquidas de capital de giro em duas cooperativas agropecuárias: aplicações do modelo dinâmico de análise financeira

Autores

  • Régio Marcio T. Gimenes
  • Almir Ferreira de Sousa

Palavras-chave:

Cooperativismo agropecuário, Financiamento do capital de giro, Análise dinâmica.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a origem dos recursos que financiaram as necessidades líquidas de capital de giro de duas cooperativas agropecuárias localizadas no Estado do Paraná. Os resultados obtidos permitem concluir que a demanda por capital de giro das cooperativas não foi financiada, de uma forma geral, com recursos permanentes (exigíveis a longo prazo e patrimônio líquido). Ocorre, assim, a necessidade de captação de recursos onerosos de curto prazo para complementar o financiamento do seu ciclo financeiro, geralmente, de custo e risco mais elevados do que as demais fontes de financiamento.

Downloads

Publicado

28-08-2007

Como Citar

GIMENES, R. M. T.; SOUSA, A. F. de. Fontes de financiamento das necessidades líquidas de capital de giro em duas cooperativas agropecuárias: aplicações do modelo dinâmico de análise financeira. Varia Scientia, [S. l.], v. 5, n. 10, p. p. 155–173, 2007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/254. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios