A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PROJETO XLUPA E OS REFLEXOS DA PESQUISA EM SUA FORMAÇÃO

Jorge Bidarra, Clodis Boscarioli, Diego Rodrigo Hachamann, Odair Moreira de Souza, Cleiton Fiatkoski Balansin

Resumo

Professores que já tiveram ou têm experiência na orientação de projetos de pesquisa envolvendo alunos não têm como negar a importância que esse tipo de atividade assume na formação básica e profissional dos acadêmicos, de uma maneira geral, e em particular na área da ciência da computação. Do momento em que se concebe, junto com o aluno, um trabalho de iniciação científica, até a obtenção dos resultados esperados com a pesquisa, toda a trajetória percorrida pelo estudante traz benefícios tanto para a sua formação acadêmica, quanto para o seu desempenho futuro no mercado de trabalho. Com o projeto xlupa, uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do software livre, cujo objetivo é implementar um ampliador de tela para alunos com baixa visão, os avanços percebidos com os acadêmicos colaboradores do projeto são visíveis. Discutir a trajetória dessa pesquisa é a finalidade desse artigo. A abordagem adotada é uma mescla que inclui não apenas questões relacionadas ao processo, mas também tópicos envolvendo aspectos técnicos, bem como caracterizações da ferramenta, permitindo ao leitor localizar-se em relação ao assunto tratado.

Palavras-chave

ampliador de tela inteligente, tecnologia assistiva, xlupa

Texto completo:

PDF