A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PROJETO XLUPA E OS REFLEXOS DA PESQUISA EM SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Jorge Bidarra
  • Clodis Boscarioli
  • Diego Rodrigo Hachamann
  • Odair Moreira de Souza
  • Cleiton Fiatkoski Balansin

Palavras-chave:

ampliador de tela inteligente, tecnologia assistiva, xlupa

Resumo

Professores que já tiveram ou têm experiência na orientação de projetos de pesquisa envolvendo alunos não têm como negar a importância que esse tipo de atividade assume na formação básica e profissional dos acadêmicos, de uma maneira geral, e em particular na área da ciência da computação. Do momento em que se concebe, junto com o aluno, um trabalho de iniciação científica, até a obtenção dos resultados esperados com a pesquisa, toda a trajetória percorrida pelo estudante traz benefícios tanto para a sua formação acadêmica, quanto para o seu desempenho futuro no mercado de trabalho. Com o projeto xlupa, uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do software livre, cujo objetivo é implementar um ampliador de tela para alunos com baixa visão, os avanços percebidos com os acadêmicos colaboradores do projeto são visíveis. Discutir a trajetória dessa pesquisa é a finalidade desse artigo. A abordagem adotada é uma mescla que inclui não apenas questões relacionadas ao processo, mas também tópicos envolvendo aspectos técnicos, bem como caracterizações da ferramenta, permitindo ao leitor localizar-se em relação ao assunto tratado.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

BIDARRA, J.; BOSCARIOLI, C.; HACHAMANN, D. R.; SOUZA, O. M. de; BALANSIN, C. F. A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PROJETO XLUPA E OS REFLEXOS DA PESQUISA EM SUA FORMAÇÃO. Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.95–106, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2589. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios