CONCEPÇÃO DE AMBIENTE COMPUTACIONAL ASSISTIVO PARA APOIO AO ENSINO: ADMINISTRANDO NECESSIDADES E RESTRIÇÕES

Autores

  • Sarajane Marques Peres
  • Leandro Hirata
  • Edmir Parada Vasques Prado
  • Rafael Chies
  • Rosana Retsos Signorelli Vargas
Agências de fomento
CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Palavras-chave:

tecnologias assistivas, desenvolvimento de sistemas de informação, software educacional.

Resumo

Neste artigo são discutidos aspectos referentes à concepção e desenvolvimento de um ambiente computacional para apoio ao ensino clássico e especialmente dirigido à pessoas surdas. Este ambiente deve atender usuários diferentes, incluindo aqueles inseridos em ambientes escolares com estrutura de tecnologia de informação que suporta a arquitetura cliente-servidor (estrutura de laboratório de informática), e aqueles que se encontram em um ambiente de estudo fora da escola, caracterizado por uma estrutura monousuária. Este ambiente está sendo desenvolvido como parte de um projeto científico e tecnológico que tem como objetivo apoiar o ensino de Química e Matemática pelo uso de animações e vídeos no processo de aprendizagem.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

PERES, S. M.; HIRATA, L.; PRADO, E. P. V.; CHIES, R.; VARGAS, R. R. S. CONCEPÇÃO DE AMBIENTE COMPUTACIONAL ASSISTIVO PARA APOIO AO ENSINO: ADMINISTRANDO NECESSIDADES E RESTRIÇÕES. Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.35–49, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2592. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios