INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DO PROJETO INFOSOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Pétterson Pramiu
  • João Paulo Orso
  • Naimara Prado
  • Lucas Batistussi
  • Carin Redel
  • Guilherme Galante
  • Jorge Bidarra
  • Claudia Brandelero Rizzi
  • Rogério Rizzi

Palavras-chave:

Inclusão digital, Inclusão Social, Informática na Educação.

Resumo

Este trabalho relata ações educativas planejadas e realizadas no âmbito do desenvolvimento do projeto intitulado “Uma Contribuição à Promoção da Inclusão Social pelo Uso Instrumental da Informática Básica e Internet (InfoSocial)”. Mais do que instruir os participantes sobre aspectos técnicos, o projeto se propõe a desenvolver a habilidade dos indivíduos no tocante aos recursos que o computador conectado à internet oferece. Por meio de aulas dinâmicas, essencialmente práticas, são abordados tópicos sobre Informática ligados à vida cotidiana dos participantes, visando contribuir para ampliar suas opções, tanto no que se refere ao emprego, quanto à renda e inserção social. Apesar dos cursos estarem cumprindo satisfatoriamente com a inclusão digital, as vagas ofertadas não estão sendo totalmente preenchidas, e dentre os participantes, há um significativo índice de desistência. Ao longo do texto serão discutidas as causas apontadas pelo público alvo, que justificam o não preenchimento das vagas e o alto índice de desistência.

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Publicado

15-12-2009

Como Citar

PRAMIU, P.; ORSO, J. P.; PRADO, N.; BATISTUSSI, L.; REDEL, C.; GALANTE, G.; BIDARRA, J.; RIZZI, C. B.; RIZZI, R. INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DO PROJETO INFOSOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES. Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.73–84, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2593. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios